sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tanegashima

E os amigos japoneses de Tanegashima, passaram pela nossa escola...

"Eu não gostei, eu adorei!" - T.
"Eu gostei da roupa da menina" - M. (era um kimono)
"Eu adorei tudo" - L.
"Eu gostei de saltar à corda com eles" - Th.
"Eu ouvi tu a explicares os poemas prof.ª" - TM.
"Gostei de jogarmos ao berlinde com eles" - A.
"Eu gostei mais de jogarmos futebol e eles só defendiam na baliza com os pés" - J.
"Eu gostei do senhor das barbas compridas" - B.
"Eles cantaram para nós" - E.
"Queremos ver os desenhos que nos deram" - M.
"Quando é que nos ensinas a fazer origami?" - D.
"Gostei das canas de brincar de bambu que faziam: Pum!" - Y.
"Olha, onde é que eles vão dormir?" - C.
"Eles vão já para casa deles?" - L.
"É muito longe, não viste no mapa?" - Le.
"É no outro oceano" - Li
"Eles gostaram do desenho da Z?" - D.
"Claro, era o nosso mundo com as bandeiras de Portugal e do Japão" - G.
"Professora, quando é que vais lá ver a escola do Japão?" - M.
"E como é a matemática deles?" - B.
"Eu gostei das palavras. Não se percebe nada. Mas sabemos dizer "Arigato"! - L.

   Tinhamos começado o dia, na roda, com a leitura dos poemas mais curtos do mundo, os haiku.

   Aqui ficam três:

                                            "A uma papoila
                                             deixa as asas a borboleta
                                             como recordação"


                                            "A água é tão fria
                                             como pode a gaivota
                                             adormecer?"
  

                                            "Separados pelas nuvens
                                             dois patos selvagens
                                             dizem-se adeus"


                                                      Matsuo Bashô (n.1644), in
                                                      O Gosto Solitário do Orvalho
                                                      Assírio e Alvim, 2003






Um grande obrigada aos amigos de Tanegashima, pela sua visita à nossa escola, no âmbito da celebração dos 150 anos do "Tratado de Paz, Amizade e Comércio"  : )


                                            Prof.ª Andréa - 1.º/2.ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário