terça-feira, 5 de junho de 2012

Saída de Campo à procura das lontras!!!

Hoje fomos ao Paúl da Lontreira e à Boca do Rio com o motorista, da Câmara Municipal, o Sr. José Tomé.

Ele explicou-nos e ensinou-nos muitas coisas, por exemplo, que as lontras gostam de comer lagostins-de-água-doce e que as Estações de Tratamento de Budens e Almádena, descarregam os seus resíduos nestas duas ribeiras, o que polui a água e mata os animais e fez com que as lontras fossem embora.

Antes da água estar poluída, pescava-se na ribeira, as pessoas tomavam banho e brincavam, viviam lá muitos animais e havia imensos agriões que as pessoas apanhavam para a salada e para fazer sopa. Hoje não se podem apanhar os agriões, pois ficavamos doentes se os comessemos todos poluídos e banho nem pensar, naquelas águas verdes e castanhas... 

O Sr. José Tomé contou-nos que no Inverno de 2010, de manhã bem cedo, viu uma bonita lontra a dar mergulhos numa curva da ribeira de Budens.
Nesse Inverno choveu muito, a ribeira levava muita água e limpou os resíduos da Estação e havia lontras.

Hoje vimos uma galinha-de-água, um abelharuco, uma cotovia, uma garça-cinzenta, uma garça-boieira, muitas vacas, uma pretas, outras castanhas, outras leiteiras e uma vaca barrosã.
Também vimos gaivotas a boiarem no mar e encontrámos uma alforreca na praia da Boca do Rio.

Estivemos a fotografar as ribeiras e a apanhar um bocadinho de água, para agora mandarmos, juntamente com uma carta, à Câmara a mostrar como estão tão sujas e poluídas as  duas ribeiras.

Também fomos ver as ruínas do Forte de Almádena e vamos pedir que o arranjem e vimos a foz das ribeiras e a Vala Real, onde antigamente se cultivava arroz.
Agora os campos só servem para as vacas pastarem, pois a água está polúida.

Andámos com os pés dentro de água, no mar da Boca do Rio e vimos também onde eram os antigos tanques de salga romanos.

Depois brincámos aos castelos na areia, fizemos torres de vigia, fossos e lá dentro deitámos água e fizemos 2 portas, porque a 1.ª o mar levou...

Andámos nas rochas a descobrir fósseis, lapas, búzios...
Também encontrámos lixo e apanhámos.

Esta foi a melhor visita do mundo!
Foi a nossa melhor saída de campo!

                                     Todos

Sem comentários:

Enviar um comentário