Hoje fomos ao Paúl da Lontreira e à Boca do Rio com o motorista, da Câmara Municipal, o Sr. José Tomé.
Ele explicou-nos e ensinou-nos muitas coisas, por exemplo, que as lontras gostam de comer lagostins-de-água-doce e que as Estações de Tratamento de Budens e Almádena, descarregam os seus resíduos nestas duas ribeiras, o que polui a água e mata os animais e fez com que as lontras fossem embora.
Antes da água estar poluída, pescava-se na ribeira, as pessoas tomavam banho e brincavam, viviam lá muitos animais e havia imensos agriões que as pessoas apanhavam para a salada e para fazer sopa. Hoje não se podem apanhar os agriões, pois ficavamos doentes se os comessemos todos poluídos e banho nem pensar, naquelas águas verdes e castanhas...
O Sr. José Tomé contou-nos que no Inverno de 2010, de manhã bem cedo, viu uma bonita lontra a dar mergulhos numa curva da ribeira de Budens.
Nesse Inverno choveu muito, a ribeira levava muita água e limpou os resíduos da Estação e havia lontras.
Hoje vimos uma galinha-de-água, um abelharuco, uma cotovia, uma garça-cinzenta, uma garça-boieira, muitas vacas, uma pretas, outras castanhas, outras leiteiras e uma vaca barrosã.
Também vimos gaivotas a boiarem no mar e encontrámos uma alforreca na praia da Boca do Rio.
Estivemos a fotografar as ribeiras e a apanhar um bocadinho de água, para agora mandarmos, juntamente com uma carta, à Câmara a mostrar como estão tão sujas e poluídas as duas ribeiras.
Também fomos ver as ruínas do Forte de Almádena e vamos pedir que o arranjem e vimos a foz das ribeiras e a Vala Real, onde antigamente se cultivava arroz.
Agora os campos só servem para as vacas pastarem, pois a água está polúida.
Andámos com os pés dentro de água, no mar da Boca do Rio e vimos também onde eram os antigos tanques de salga romanos.
Depois brincámos aos castelos na areia, fizemos torres de vigia, fossos e lá dentro deitámos água e fizemos 2 portas, porque a 1.ª o mar levou...
Andámos nas rochas a descobrir fósseis, lapas, búzios...
Também encontrámos lixo e apanhámos.
Esta foi a melhor visita do mundo!
Foi a nossa melhor saída de campo!
Todos
Este é o blogue da nossa turma. Estivemos juntos do 1.º ao 4.º ano. Trabalhámos numa pequena escola situada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aqui cheira a estevas, venta todo o ano, há paisagens belíssimas, há pegadas de dinossaúrios, há falésias de xisto e grauvaque, há medusas e trilobites, há a Hercínica, a montanha mais antiga do mundo, há menires, há praias tranquilas... Agora já estamos no 6.º e no 7.º ano, mas aqui, é onde continuamos a viver a nossa escola!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário