Ontem fomos conhecer o Farol do Cabo de São Vicente e o Museu do Farol. Quem nos fez a visita foi o faroleiro Luís, o pai do Tobias, que já andou cá na escola e o tio do João é o chefe dos faroleiros!
Gostámos muito de subir ao farol, mas a Catarina e a Mariana M. tiveram medo das alturas...
Aprendemos muitas coisas importantes.
A luz do farol é vista por barcos e aviões. A luz chega até 60Km de distância e pode ser vista em Albufeira. Quando há nevoeiro não há luz, mas há som - o farol faz barulho, tem uma sirene para avisar os barcos.
O farol mede 29m de altura e a sua altitude é de 89m.
Os flashes de luz vêem-se de 15 em 15 segundos.
A lanterna pesa 4000 kg. A lanterna é feita de cristais e de metal dourado que tem de ficar sempre brilhante.
No museu vimos a estátua do São Vicente e conhecemos naus e caravelões. Vimos antigas lanternas e faróis e o Dr. Artur já nos tinha dito que foi a Rainha D. maria II que mando construír o farol.
A Mariana M. também descobriu que o pirata Francis Drake assaltou o convento, onde agora está o farol e destruiu o antigo farol. A Mariana G. lembrou-se que foi o mesmo pirata que conhecemos na Fortaleza de Sagres o ano passado e que também assaltou a fortaleza e lá viveu uns meses.
Também vimos aves marinhas e ficámos a conhecer as rochas do Cabo de São Vicente, que são diferentes das da Praia da Mareta.
Os cadernos de campo estão cheios e agora temos muitas fotos para dar ao Dr. Artur, que foi connosco na visita para nos explicar mais coisas, depois de ontem ter estado na nossa escola a dar uma palestra sobre o Cabo de São Vicente.
O dia estava sem vento e com céu azul e algumas nuvens de chuva, mas fez sempre sol : ^)
Texto colectivo
HAIKU do dia...
Quando
o sol se põe
quem
o pode olhar?
Gabriela
Este é o blogue da nossa turma. Estivemos juntos do 1.º ao 4.º ano. Trabalhámos numa pequena escola situada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aqui cheira a estevas, venta todo o ano, há paisagens belíssimas, há pegadas de dinossaúrios, há falésias de xisto e grauvaque, há medusas e trilobites, há a Hercínica, a montanha mais antiga do mundo, há menires, há praias tranquilas... Agora já estamos no 6.º e no 7.º ano, mas aqui, é onde continuamos a viver a nossa escola!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário